Questões de protocolo

O lugar de honra é, sempre, a direita do anfitrião.

No automóvel, o lugar de honra é no assento traseiro à direita em relação ao motorista; segue o lugar no assento traseiro à esquerda; por último o lugar do meio. O banco da frente é para assessores e o segurança.

Quem entra primeiro é a autoridade ou convidado de maior hierarquia. O anfitrião dá a vonta e entra pela outra porta do carro.

Convencionou-se o centro da mesa como o lugar de honra, pela posição estratégica, por ser o lugar de onde o anfitirão comanda o evento. Pode acontecer de um convidado ter hierarquia superior à do anfitrião, que lhe cede a posição à mesa como deferência e cortesia.
O anfitrião deverá sentar à esquerda da autoridade, ficando à direita o convidado de maior hierarquia presente. Se não houver autoridade de hierarquia superior, a prerrogativa da direita será do anfitrião.

A composição de Mesa de Honra numa solenidade obedece a ordem de precedência das autoridades convidadas e confirmadas. Recomenda-se que uma mesa de Honra seja integrada por, no máximo, sete autoridades.

Para que cada autoridade ocupe o seu lugar correto à mesa, uma pessoa (recepcionista) deve ser designada para orientar seu lugar.

Comentários