Imagem e postura: uma coerência necessária

O especialista em desenvolvimento de pessoas, Eugênio Mussak, em seu livro Metacompetência, escreve que se deve ter uma coerência entre a imagem e o comportamento. E diz também que:

  • A imagem que cultivamos perante a sociedade é uma forma de comunicação.
  • Postura é comunicação.
  • Postura é a maneira como uma pessoa se posiciona perante o mundo, e isso vale tanto para atitudes corporais como mentais.
  • Uma pessoa pode revelar através de sua postura corporal, se está se sentindo confortável ou desconfortável. Se está seguro de si mesmo ou inseguro. Se deseja permanecer num local ou se está morrendo de vontade de ir embora.
  • Não é preciso falar nada, pois ela estará dizendo por intermédio de sua linguagem corporal.
  • Posicionar-se é uma vantagem competitiva.

Diante destas afirmativas, lanço os seguintes questionamentos para os futuros candidatos às eleições 2010. Sim, porque logo, logo eles estarão abordando seus prováveis eleitores e sua imagem pessoal bem cuidada, aliada a uma conduta elegante, abrirá portas. Além de comunicar segurança e comprometimento com suas propostas de campanha.

Então, pergunto:
O que você gostaria que as pessoas dissessem a seu respeito?
Que reputação você quer ter?
Você se considera uma pessoa de atitudes elegantes?
Como está seu aperto de mão? Firme? Esmagador? Frouxo?



Coluna reta ao caminhar e ao se sentar, peito para frente, ombros equilibrados, cabeça erguida inspiram confiança, principalmente quando acompanhados por um sorriso espontâneo (eu disse: “espontâneo”) no rosto.

Ter disposição para conversar, saber responder as perguntas formuladas e ser atencioso com as opiniões alheias são atitudes que demonstram que o candidato tem respeito pelo seu eleitor.


Para concluir, uma dica: preste atenção na maneira como você se senta para trabalhar, para comer, no modo como caminha, como cumprimenta as pessoas, na expressão facial, nos gestos. Isso lhe dará condições para analisar se sua postura está coerente com a imagem que quer transmitir, porque a máxima “A primeira impressão é a que fica” ainda continua em vigor. Sucesso!

“Meu corpo é um jardim, minha vontade o seu jardineiro.” by William Shakespeare

Comentários